. O concreto projetado é um método utilizado em taludes, túneis, encostas, canais e galerias. Sua aplicação pode ser via úmida ou via seca, ambas são lançadas por ar comprimido a grande velocidade na superfície a ser moldada. Esse ar comprimido vem de um compressor que é acoplado a bomba de concreto projetado, ele fornece o ar em vazão e pressão suficientes para conduzir o concreto até o local de aplicação. Vale ressaltar que uma das suas grandes vantagens é a não necessidade fôrma nessa solução, pois o concreto será projetado.
Certamente a prática brasileira adota a pressão do compressor de 0,7 Mpa para qualquer diâmetro de mangote. Ela nunca deve ser inferior a 0,3Mpa para garantir condições mínimas de aplicação em distâncias de até 50mdo concreto porjetado.
O concreto a ser projetado deve conter os seguintes agregados: pedrisco ou pedra zero; areia média e cimento. Lembrando que é necessário controlar a umidade mínima da areia em torno de 5% e nunca inferior a 3% (pois causaria muita poeira), nem superior a 7% (pois ocasionaria entupimentos do mangote) e início de hidratação do cimento. Portanto vale lembrar que a areia média não pode ter acima de 5% de grãos finos, podendo compor-se por 60% de grãos médios e de até 35% de grãos grossos. O cimento utilizado na mistura pode ser qualquer tipo, dentre eles, comum, composto, pozolânico, alto forno, ARI ou ARI RS, dependendo da especificação do concreto.
Talude com concreto projetado aplicado sobre ele.
Mistura do concreto projetado
Podem, também, serem adicionados à mistura do concreto projetado, aditivos aceleradores de pega, secos ou líquidos, conforme a necessidade da obra. Contudo vale ressaltar que dependendo do tipo de obra. Claro que se utilizado o aditivo fibra sintética ou metálica, pode-se evitar a instalação da tela eletrosoldada.
Caso em projeto solicite tela, a mesma deve ser instalada com auxílio de grampos. Portanto os grampos podem ser barras de aço dobradas e fixada entre as telas para sua sustentação.
Resumindo, tanto o concreto de via seca, quanto o de via úmida são lançados por uma bomba. Visto que o nome vem acompanhado de um numero que indica quantos metros cúbicos de concreto essa bomba lança por hora. Os matérias e equipamentos necessários são: compressor de ar; bomba de projetado; disco para a bomba; bico de projeção caso via úmida; se via seca, deve ser acrescentado anel d’agua; bomba d’agua; caixa d’agua para reserva de água e uma mangueira.
Aplicação de concreto projetado em um talude
Em resumo, a diferença do concreto via úmida para o de via seca é que o primeiro vem da concreteira com água adicionada, sendo adicionado à bomba pronto para lançamento. Já o segundo tem o acréscimo de água feito no bico de projeção através de um anel d’água. Portanto essa água é transportada até o anel por uma mangueira e sua dosagem é feita pelo mangoteiro. Ela é feita por meio de um registro junto do anel d’água.