Tratamento em muro de arrimo com Injeção de Poliuretano Espuma e Gel

Injeção de Poliuretano para impermeabilização, reparos e acabamentos.

A manutenção de um muro de arrimo é fundamental para manter sua integridade, em virtude de assegurar que a estrutura cumpra o seu tempo de vida estipulado no projeto ou até ser prorrogado, dependendo do tratamento realizado.

Para tal manutenção, é importante se atentar com a qualidade dos barbacãs, pois estando deteriorados os mesmos não exercem sua função devidamente, que é escorrer a água acumulada no solo, para evitar infiltração e pressão na estrutura. O ideal é revestir os barbacãs com manta geotêxtil, garantindo assim a eficiência e a durabilidade dos tubos.

Feito a troca dos barbacãs, o próximo passo é limpar a estrutura para facilitar o diagnóstico de possíveis anomalias.

Para isso geralmente é feito o hidrojateamento de alta pressão para a retirada das impurezas.

Caso haja percolações de água, fissuras ou trincas; uma boa solução para o tratamento é a Injeção de Poliuretano Espuma e Gel, que é uma resina usada para impermeabilização e selamento.

Essa resina possui alta resistência a ruptura e a abrasão, e elasticidade permanente em locais úmidos; onde para sua escolha é analisado as características da trinca como o tipo, espessura e origem por exemplo.

Para aplicação da resina, deve ser realizado a abertura dos pontos de injeção e instalado os bicos. Logo, é feito a Injeção de Poliuretano Espuma e Gel, as quais serão injetadas com bombas monocomponente e misturador mecânico.

A Injeção de Poliuretano em espuma é usado para tamponamento provisório de infiltração, pois ela se expande e cria uma barreira para passagem da água, possibilitando a aplicação do poliuretano em gel.

Enquanto o poliuretano em gel garante a vedação permanente, por ser totalmente impermeável e apresentar baixa viscosidade. Além disso, é um elastômero que permite a movimentação da estrutura, agindo com uma junta.

 Injeção de Poliuretano Espuma e Gel

Injeção de Poliuretano Espuma e Gel

Após erradicar as fissuras e trincas, é necessário tratar o concreto aparente, onde deve ser feito a limpeza dos pontos onde foi feita as injeções.

Esse processo todo por meio do hidrojateamento para completar a limpeza.

Então é realizado o lixamento mecanizado para um melhor acabamento e aplicado demãos de tinta látex acrílica.

Isso tudo para garantir uma superfície mais regular.

Posteriormente aplica-se o estuque para o preenchimento dos poros para uma melhor aparência e em seguida é feito o polimento com uma lixadeira manual fina a fim de retirar o excesso do estuque e deixar uma superfície lisa.

Injeção de Poliuretano Espuma e Gel

Por último, aplica-se um produto hidrofugante para proteger o muro de arrimo das intempéries. O hidrofugante bloqueia a infiltração da água da chuva e protege o substrato da deterioração por eflorescências; aumentando a durabilidade da estrutura e proporcionando uma fachada “autolimpante”, por não aderir outros elementos.

Veja abaixo o exemplo de um muro de arrimo antes e após o tratamento do concreto aparente, onde também foi trocado os barbacãs.

Injeção de Poliuretano Espuma e Gel

Escreva um comentário