O concreto projetado é um método utilizado em taludes, túneis, encostas, canais e galerias. Ele é projetado em alta velocidade, sob pressão, em uma superfície de modo que seja compactado simultaneamente.
Para esse tipo de serviço é necessário que o mangoteiro, profissional que manuseia o concreto a ser projetado. Aplique o mesmo em movimentos contínuos, usualmente circulares, dirigidos ortogonalmente à superfície, à uma distância de aproximadamente 1 m. Além disso, o mangoteiro regula a água, e tem sensibilidade para perceber uma oscilação nas características de vazão e pressão do ar.
Contudo o bombista, fica na bomba conferindo as condições do disco e de passagem do concreto pela bomba, controlando, ainda, o ar que vai para o mangote e a água que vai para a mangueira. Além desses profissionais, são necessários 2 serventes, sendo um para ajudar o bombista e outro para o mangoteiro.
Em resumo suas funções são fazer a limpeza, acerto manual do talude e tirar todo excesso de concreto que caiu no chão com auxílio de uma enxada, deixando a área sempre limpa e livre de concreto. Os serventes também são responsáveis por fazerem a instalação das telas. Lembrando, embora, que todos os procedimentos e serviços citados devem ter o acompanhamento de um engenheiro treinado e com experiência.
Concreto sendo projetado pelo mangoteiro.
Concreto Projetado
Um serviço que muitas vezes é deixado de lado ao realizar o concreto projetado, é a execução dos barbacãs. Concluímos que Eles têm extrema importância, pois são as peças que se destinam a promover um adequado fluxo às águas vindas do talude. O dreno tipo barbacã é o resultado da escavação de uma cavidade com cerca de 15x15x15 cm. Portanto ele é preenchida com material arenoso, tendo como saída um tubo de PVC drenante. Esses tubos prolongam-se para fora do revestimento, com inclinação descendente, tratando-se de uma drenagem pontual.
O dreno linear contínuo é resultado da instalação, de calha plástica drenante revestida por manta geotêxtil . Pode ser por dreno fibroquímico numa escavação. Contudo estende-se ao longo da direção vertical da crista até o pé do talude, aflorando na canaleta de pé e é considerado um dreno linear. Portanto a manutenção, que consiste na limpeza dos dreno e verificação de entupimentos. Deve ser feita com frequência de pelo menos 30 dias ou constantemente em caso de período de chuva.
Presença de barbacãs em talude de concreto projetado