O gel acrílico é uma resina hidro expansiva de baixa viscosidade, com excelente aderência ao substrato. Ela é aplicada em fissuras e trincas por meio de sistema de injeções, tamponando os vazios existentes no concreto. A injeção de gel acrílico é uma tecnologia utilizada no processo de tratamento de infiltrações e impermeabilização de estruturas. Para isso, pode ser usada em locais como laje de subpressão, muros de subsolo, túneis e reservatórios. Dessa forma, criam uma proteção na estrutura e previnem contra infiltrações e possíveis patologias.
Posicioamento dos bicos de injeção de gel acrílico
Para o tratamento das infiltrações é necessário um diagnóstico da área, determinando principalmente tipo, tamanho e origem da abertura. Outro possível local de aplicação do gel acrílico é entre as juntas de dilatação e o concreto, por exemplo. A vedação destes locais deve ser realizada para evitar emendas imperfeitas devido a não aderência entre os materiais. Além disso, um possível adensamento deficiente do concreto pode gerar trincas e fissuras na superfície. Esse fato contribui para o comprometimento da estrutura ao criar possíveis trajetos para a água. A fim de evitar este fato, a realização da injeção de gel acrílico vedará estes caminhos, garantindo a perfeita impermeabilização da área.
Método de aplicação de injeção de gel acrílico
O método de aplicação consiste em a abertura receber a injeção de gel acrílico através de furos no concreto. Estes são realizados de ambos os lados no entorno das trincas com uma inclinação de 45º em relação a superfície. O material deve ser introduzido por meio de bicos acoplados aos furos, seguindo uma sequência linear. O gel é injetado no primeiro furo até que comece a escoar pelo segundo. Em seguida, o segundo furo receberá o material até escoar pelo terceiro e assim sucessivamente. O processo sempre deve ser realizado com o uso de equipamentos de proteção adequados e roupa protetora.
Injeção de gel acrílico em junta de dilatação.