Case de Obra – Consolidação de Maciço Perfuração e injeção de calda de cimento

Case de Obra –  Concreto Projetado

Concreto Projetado: O uso da consolidação de maciço se dá quando observamos que o solo apresenta baixa coesão e resistência. Sendo, portanto necessário consolidar o substrato, aumentando a capacidade de carga do mesmo.

Utilizamos a técnica de injeção de calda de cimento, para correção de solos em recalques. Com efeito de aumentar a capacidade de carga impermeabilizando o maciço.

A consolidação de maciço consiste em: Locação dos pontos, perfuração dos mesmos e injeção de calda de cimento. Todas as etapas devem respeitar a especificação contida em projeto.

Portanto, inicialmente é realizada a locação dos pontos de acordo com o projeto. Tal qual, serão realizados os furos para tratamento e consolidação do maciço. E posteriormente são realizadas as perfurações da linha de injeção no solo com o auxílio da perfuratriz rotopercurssiva.

Perfuratriz Rotopercurssiva

Antes de iniciar a injeção da calda de cimento, deve-se lavar os tubos de injeção realizados com o auxilio de água. Se a calda não for injetada logo em seguida, os tubos de injeção deverão ser protegidos para evitar entrar sujeira.

case de concreto projetado

Realização de furos de acordo com o projeto

Realizamos a montagem dos tubos de injeção de modo que estes tenham a mesma profundidade do furo e contemplem manchetes. Introduzimos nos furos realizados, por meio de injeções sob pressão de nata de cimento. E com fator água/cimento de acordo com a especificação do projeto. Conforme a seguir:

case de concreto projetado

Injeção de calda com o auxilio da Mangueira de pressão

A mistura é preparada anteriormente com auxílio de equipamento turbo misturador vertical/horizontal. E injetada por hastes e obturador duplo acoplado ao furo e pressurizada por uma bomba de injeção de calda de cimento.

O manômentro é o equipamento necessário para o controle de pressão das injeções. Ao final dos serviços, as perfurações terão sido preenchidas, bem como os vazios existentes no solo. Nos quais a mistura de água/cimento irá percolar quando submetida à pressão.

Estimativa Ideal

Estimativa de consumo de cimento, podendo variar a quantidade de cimento. Maneira que devido ao tipo de solo onde será injetado e as pressões de injeções obtidas.

Dependendo de fatores técnicos adversos. Como a permeabilidade do aterro, altura do Nível de água, importância de perda d’água e etc. No qual, poderá haver modificações quando na execução dos serviços. Por conseguinte, no que diz respeito ao traço da mistura e à pressão e volume de injeção.

Portanto, para avaliarmos e controlarmos o processo executado. Realizamos boletins de injeção a fim de identificar como cada furo foi executado. Portanto, possibilitando uma melhor leitura do processo de consolidação.

Escreva um comentário