Inegavelmente a Fibra de Carbono apresenta uma tecnologia de ponta. Quando aplicada em reforços estruturais, ela apresenta a otimização de todas as técnicas existentes.
Ademais essa tecnologia se destaca pela rápida execução, mínimo de mão de obra. Temos também o desempenho de alta resistência em curto prazo.
Para o reforço estrutural é usado o compósito de fibra de carbono, onde as fibras são unidas com o uso da resina epóxi. Essa resina intermedia a transmissão e distribuição dos esforços externos para as fibras. Lembrando que elas trabalham em sintonia, mas não se fundem.
Onde e como aplicar o reforço com Fibra de Carbono?
Os compósitos de Fibra de Carbono podem ser requisitados para diferentes tipos de reforços. O seu uso pode ser para o aumento da resistência à tração e compressão. Também para tensões tangenciais (de cisalhamento) decorrentes dos esforços cortantes.
Em primeiro lugar, para aplicar a fibra de carbono é preciso preparar a superfície do substrato. Assim deixando-a regular e livre de patologias.
Sobretudo, é importante saber qual tipo de compósito de fibra de carbono será usado. Dessa forma o mesmo pode ser em lâmina ou em manta.
Ademais para aplicação deste sistema é necessário seguir as etapas construtivas recomendadas para os compósitos desse tipo. Concluindo veja a imagem abaixo.
Etapas construtivas dos compósitos com fibra de carbono.
Para melhor entendimento, listamos abaixo alguns exemplos práticos de onde e como usar a fibra de carbono.
Reforço ao cisalhamento e à flexão em viga: para aumento da resistência à flexão e ao corte em uma viga de concreto, emprega-se a manta, a qual deverá ser aplicada na direção de 90º (vertical).
Manta de fibra e carbono para forças à flexão e cisalhamento
Reforço à flexão em laje: aplica-se a manta de fibra de carbono na parte inferior da laje, assim como para aplicação em vigas também.
Aumento de resistência à flexão em laje
Reforço à flexão em pilares e muro: a manta deverá ser usada no sentido vertical, para aumento da sua resistência a flexão ao longo do comprimento da estrutura, ou em algum ponto específico.
Aplicação da manta de fibra de carbono em um aqueduto
Reforço para abertura de vãos em concreto: aplica-se a lâmina próximo ao local da abertura do vão, de forma a aumentar a resistência aos impactos causados pelo corte.
Aplicação da lâmina de fibra de carbono em abertura de vãos
Reforço à compressão em colunas e pilares: a manta deverá envolver o elemento estrutural, conferindo aumento da resistência à compressão axial por meio de confinamento.
Além dos exemplos citados a cima, o reforço pode também ser executado de outras formas. Por exemplo, em muros de arrimo e alvenarias, assim aumente a resistência à explosões.
Concluímos que a fibra apresenta uma tecnologia de ponta