Os sistemas de injeção de poliuretano estrutural são utilizados como solução para o tratamento de estruturas de concreto. Estas injeções, compostas por polímeros fabricados através de reações químicas, possuem alta eficácia e ótimos resultados quando o assunto é a terapia das estruturas.
As injeções de poliuretano estrutural, caracterizadas pela introdução de resinas rígidas sob pressão, são utilizadas para a recomposição local de estruturas, atuando em fissuras passivas. Com função estrutural, elas se polimerizam na presença da água, podendo ser aplicadas também em ambientes subaquáticos.
O concreto pode sofrer deterioração causada por ações mecânicas, impactos, retração, expansão, entre outros fatores. Estas deteriorações causam patologias que devem ser tratadas, pois podem colocar em risco a estabilidade e a estanqueidade da estrutura, prejudicando muito a sua durabilidade.
Injeção de Poliuretano Estrutural
As injeções de poliuretano estrutural são o tratamento mais indicado para retomada da capacidade de carga das áreas com fissuras passivas em estruturas secas, sujeitas à umidade e/ ou fluxo de água. A vantagem deste sistema se faz pelo fato deste material ser o único de poliuretano injetável que possui capacidade de carga considerável.
Deste modo, além da selagem das fissuras, estas injeções conferem à estrutura a recuperação do monolitismo, reavendo o estado original local da estrutura e aumentando a sua durabilidade.
Aplicação de Injeção de Poliuretano Estrutural
O surgimento de patologias no concreto é inevitável e causa prejuízos como problemas estruturais, vazamentos e percolação de água. Porém, com a utilização de injeções de poliuretano estrutural, esta deterioração pode ser evitada e tratada de forma eficiente e eficaz.
Para saber mais sobre as injeções de poliuretano estrutural, clique aqui