Cortes em concreto com sistemas de disco diamantado normalmente são utilizados para cortes em metragens lineares de maior volume e também onde não há possibilidade de aplicação do fio diamantado.
Corte com disco diamantado
A metodologia aplicada no sistema de corte em concreto é a utilização de equipamentos dotados de discos de corte de diâmetros diferentes que consequentemente atingiram profundidades de cortes variadas. O sistema de corte chamado de Wall Saw é muito utilizado para a confecção de cortes para aberturas de vãos, tais como: cortes para aberturas de janelas, cortes para aberturas de portas, cortes para aberturas de vãos de shafts, cortes para aberturas de vãos para ventilação, cortes para aberturas de vãos para instalações de escadas rolantes, cortes para aumento de área de janelas, cortes para de retirada de lajes, cortes para aberturas de retirada de pilares, etc. e desmonte dos mais diversos tipos de estruturas de concreto que existem.
Cabeçote de corte com disco sistema Wall Saw
Esta metodologia para o corte com disco diamantado é indicada quando não se pode prejudicar as estruturas existentes com vibrações e ruídos normalmente oriundos da utilização de marteletes elétricos ou pneumáticos. Seu acabamento é praticamente perfeito e o trabalho é considerado um trabalho limpo. Este sistema de corte é limitado a profundidades de no máximo 60 centímetros e possuem rendimento inferior ao sistema de corte com fio diamantado.
Corte de laje em concreto armado com disco diamantado
Principais aplicações de cortes com disco diamantado:
- Remoção de partes da construção existente;
- Aberturas em estruturas pré-moldadas para instalação de escadas, elevadores ou alçapões;
- Remoção de estruturas completas, como pontes, chaminés, tubulações, torres de água ou outras estruturas de grande porte.
- Aberturas em áreas com dificuldade de acesso;
- Alteração/demolição/modernização de estruturas;
- Remoção de instalações obsoletas (fundações, pisos, pilares, paredes e, às vezes, seções completas de bases, pontes, altos fornos, etc);
- Desmontagem industrial;
- Desmonte de rocha;
- Demolição de obras portuárias;
- Demolição de bases de concreto;
- Abertura de vãos para portas, janelas, tubulações, etc;
- Corte e Perfuração de concreto estrutural, estruturas metálicas, estruturas submersas/subaquáticas, carcaça de alto forno, fornos siderúrgicos, material refratário.
As principais características do corte com disco diamantado, são:
- Possibilidade de remoção de grandes volumes de concreto;
- Demanda pouca mão-de-obra;
- Necessita de prazos menores;
- Não geram impacto;
- Não deixam entulho em leitos;
- Peças cortadas podem ser reutilizadas;
- Baixos níveis de ruído, poeira e vibração;
- Execução dos serviços sem interromper processos produtivos;
- Equipamentos portáteis com alta capacidade de produção e alcance à lugares de difícil acesso;
- Possibilidade de operar equipamentos à distância, evitando a permanência em áreas de alto risco como: espaços confinados, trabalhos em altura, subaquáticos, presença de gases tóxicos, radioatividade, etc.
Saiba mais sobre Corte com Fio Diamantado aqui.
Autores: Gabriela Cunha e Paulo Amorim